grécia te amo- sobre Athena

domingo, 2 de novembro de 2008



Continuando minha viagem pela Grécia, não poderia deixar de falar sobre o que se conta da personagem mitológica Athena e seus três valores.
O primeiro, era Athena a guardiã da cidade- polis-. O segundo, era Athena Virgem e o terceiro valor era Athena Nike, que distribuía a vitória aos vencedores.
Em Acrópole, o Parthenon é a morada da Athena virgem e as outras duas moradas menores, abrigaram Athena Polis e Athena Nike.
Conta-se que os atenienses, desgostosos com Athena dando a vitória aos que mereciam, sendo eles de qualquer nacionalidade, cortaram-lhe as asas e a prenderam em seu habitat. Dessa história, a marca de acessórios e roupas de esporte, Nike, se inspirou para seu nome e símbolo( duas azinhas). Dizem por ai, que os gregos ficaram bravos com a marca e alegaram que Atehna nike era parte da história de sua cidade e portanto queriam os royalties....a resposta da empresa foi mais ou menos o seguinte: uma pena, vocês cortaram as asas e foi com isso que ficamos! Resultado, perderam o direito!
Demais, né?
Realmente, nessa cidade, toda a mitologia se torna concreta e você passa a acreditar que Zeus, Athena, Socrates... existiram e habitaram seus templos e Ágoras.
O parque arqueológico que fica em torno da Acropole é alucinante...não se pode ir só para olhar, mas sim para imaginar , pois naquela hora, tudo ganha vida, ganha cores...Vale muito a pena contratar uma guia grega. Por cem euros, durante aproximadamente uma hora , você enxerga todo aquele mundo de ruínas da maneira mais bacana e cheia de detalhes, aconselho 100 %.
Também tem as ágoras...a ágora antiga, onde Socrates e Platão ensinaram e a ágora roamana. Todas elas, em ruínas, mas que, por conta disso se tornaram mais especiais e maravilhosas.
Outras dicas de região: o bairro fino PSIRI, super transado cheio de restaurantes, cafés e bares instalados ao longo da ágora antiga. Neste bairro, tem uma loja grande de botões diferentes ...........mas perdi a notinha com o endereço...sorry...
E Sindagma, bairro cool tbm, bem parecido com New York, com aquelas ruas cheias de lojas, uma delas eu entrei e aconselho para quem gosta de cosméticos, esmaltes, maquiagens etc: HONDOS CENTER , é uma loja grande de departamente bem bacana. Adoraria falar o endereço perfeito pra vocês, mas estou passando pelo que vejo na notinha e é grego né gente então vou na sorte: EPMOY, 39.


Depois tem mais. Deixo por aqui uma foto do templo de Zeus.
beijinhos.

0 comentários: