Arquitetura do Ninho

quinta-feira, 6 de novembro de 2008


Diretamente da Suíça, chega ao Brasil um projeto da dupla Herzog de Meuron. Saiu ontem a notícia no jornal Folha de São Paulo, o anúncio de um futuro centro cultural na cidade. A dupla, responsável por importantes obras como a Tate Modern e o Estádio Olímpico de Pequim, disputou a autoria do projeto com outros três escritórios de arquitetos igualmente importantes: Foster, Pelli e Koolhaas.
Ao receber essa notícia pelos meus colegas de faculdade fiquei muito feliz! É inquestionável o repertório dos dois, ter uma obra deles em São Paulo e poder visitar sempre que puder sem precisar pegar um avião é, no mínimo, demais!
Mas, ao saber o local da obra e o seu custo fiquei chocada, pra não falar outra coisa. O novo teatro de dança de São Paulo estará localizado na região da Nova Luz, futuro projeto de especulação imobiliária do nosso digníssimo reeleito atual prefeito: Kassab! Sim, na Luz, com um custo nada mais nada menos que 300 milhões de reais!
A região repleta de centros culturais (Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Sala São Paulo, Museu de Língua Portuguesa Centros de Estudos Musicais Tom Jobim...), realmente precisa de outro prédio? Será que isso resolverá questão da Cracolândia? E do esvaziamento do centro à noite? E de toda depredação da região? Obvio que não! E todos nós sabemos, também, que nem são essas as intenções.
Todos os cortiços do bairro estão sendo removidos e as pessoas estão sendo relocadas para bem longe, colocadas dentro de um ônibus e despachadas para fora de São Paulo. Algumas migram por conta própria para regiões próximas, como a do Lago do Arouche, permitindo, assim, que a atual região vire um pólo de negócios.
Nem nossa legislação urbanística consegue responder a essas especulações. E as ZEIS que delimitam a região? Será que haverá um conjunto habitacional de baixa renda de frente para a nova sala de dança de São Paulo? Fico impressionada até a onde essa especulação pode chegar. Só nos resta esperar que a dupla suíça responda em seu projeto a essas questões.

0 comentários: