Axterix y Obelix

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...

Ao ler os posts da Lola lembrei das histórias em quadrinhos criada em 1959 na França por Albert Uderzo e René Goscinny: Asterix.
Ai esta um video de lembranças sobre ele que achei no Youtube .
Eu sei que muitos ja leram, mas quem não leu fica a dica...
O interessante dele é reparar nos desenhos e nos dialogos as refência que ele da sobre arquitetura, cidades, gastronomia, vestimentos... da época. É uma ótima referência para entender um pouco do periodo além de se divertir com o bom senso de humor.
São mais de 40 anos de existência. Asterix já protagonizou 33 livros de Histórias em Quadrinhos, que já venderam mais de 280 milhões de exemplares em 77 países.



(Asterix e seus amigos são um grupo de guerreiros bigodudos e brigões. Gostam de curtir a vida cantando e comendo javalis assados em uma pequena aldeia na Armórica ao norte da antiga Gália, resistindo ao domínio romano.
Para enfrentar as legiões, contam com a ajuda de uma poção mágica, que lhes dá força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão com a poção quando ainda era bebê, e por isso adquiriu permanentemente a superforça.

Asterix passou por diversas desventuras: descobriu a América, conheceu o belo nariz de Cleópatra, escalou os montes suíços, pegou a coroa de César, participou das Olimpíadas gregas, venceu a especulação imobiliária e financeira, enfrentou romanos na Bretanha e na Bélgica, deu a volta pela Gália, se tornou legionário, atuou no teatro, foi vendido como escravo. Enfim, foram muitas histórias, todas com o grande primor narrativo característico de Goscinny.)

Site oficial: http://gb.asterix.com/


0 comentários: