Itália Parte 1

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Seguindo o roteiro dessa minha mesma viagem, fui de navio até a Itália.
Primeira parada, Pompéia. Falarei dela hoje.
Pompéia para quem não conhece, é uma cidade histórica que foi devastada pelo vulcão Vesúvio em 24 de Agosto do ano 79 d.C.. O vulcão entrou em erupção sepultando completamente toda a cidade que só veio a ser redescoberta 1600 anos depois.
O impressionante é que a cidade ainda está lá, em ruínas, mas ainda assim, viva, com esqueletos de bares e padarias (onde permanecem claros os fornos e balcões) , etc...
Os lupanários ( uma palavra que vem do fato das prostitutas atrairem seus clientes fazendo o som do uivo dos lobos) , tem em suas paredes restos de pinturas ainda intactas.
É chocante, e , ao mesmo tempo magnífico poder ver tudo isso ao vivo, mexe com a alma.
É dificil não se emocionar.
E tudo isso fica melhor ainda se contratar um guia local. O custo é em torno de 100 euros e a visita ao sitio arqueologico dura aproximadamente 2 horas. É um passeio por toda a cidade em que, o guia vai dando vida as ruínas que encontram-se ali, sem contar as vítimas.
Quando a cidade foi redescoberta os habitantes tiveram seus corpos moldados pelas cinzas e lamas, o que permitiu que fossem encontrados da exata forma em que foram atingidos. É impressionante, dentre milhares de coisas e pessoas encontradas , há uma mulher grávida deitada , vasos, legumes, um homem rezando e um cachorro preso a uma coleira em um poste tentando fugir da tragédia. Nessa hora, dá um aperto no coração, mal consegui olhar de tão real que é tudo aquilo.
Paralelo a toda essa emoção, tem o pavor de ter o Vesúvio ali do lado...do vulcão , que dizem estar se preparando para uma nova erupção, sai fumaça e um cheiro de enxofre forte. E o curioso é que os moradores não se incomodam nem se apavoram com isso, pelo contrário, é assombroso o tanto de casa construída na calda do vulcão.
Deixo de dica também um restaurante delicioso bem em frente a entrada da cidade, ao lado do estacionamento. A salada e a pizza eram deliciosas, e os italianos super prestativos e gentis!
Sinceramente, eu não deixaria Pompéia com segunda ou terceira opção. É uma experiencia unica, inesquecivel e indescritível....e afinal, nunca se sabe ate quando ela continuará intacta.
1 e 4- cidade em ruínas.
2- Vesúvio ao fundo
3- mulher grávida deitada de barriga pra baixo.










0 comentários: