Cida Moreira e André Frateschi cantam Tom Waits

quarta-feira, 29 de outubro de 2008


Pensando em exercitar o texto com vontade de expressar minhas impressões, pretendo postar sempre que encontrar alguma manifestação cultural interessante que me dê vontade de sugerir por aí. Assim, decidi que o meu primeiro post será sobre um show que vi há 2 semanas.

Na sexta-feira, dia 15, fui ao Teatro Centro da Terra assistir ao espetáculo Canções para Cortar os Pulsos, no qual Cida Moreira e André Frateschi cantam músicas de Tom Waits. Por uma grande falha cultural minha eu ainda não conhecia esse artista norte-americano e tive a oportunidade de ouvir apenas uma música no carro, a caminho do show, só para sentir o impacto da voz do cara. Fiquei curiosa para ver a interpretação que seria dada para aquela força toda.

Chegando lá, me deparei com um cenário montado no palco: piano, poltrona, abajur, conhaque e charuto. No canto direito, uma foto de Tom Waits. Os dois artistas já estavam a postos e dividiam o charuto descontraidamente. Frateschi coloca um disco na vitrola e Cida avança para o piano e começa a tocar. De repente, solta sua voz feminina, porém tão forte quanto a de Tom. Um timbre que parece acariciar o ouvido para, logo depois, deslocá-lo do conforto com volume monstruoso. A noite já valia a pena a partir daí, porém, André Frateschi vem à boca de cena tocando uma pequena rabeca, em tom cômico, e entoa a música Rain Dogs com sua voz maravilhosamente grave e bem colocada para a situação.

O show segue assim, com esses revezamentos e os ouvidos da platéia se deliciam quando os dois entoam a mesma música juntos. Sempre em um ambiente teatral, com a iluminação baixa e a sensação de estar na sala escura de uma casa, o espetáculo traz uma força incrível, no qual Tom Waits foi muito bem homenageado por estes dois artistas que, segundo eles próprios, fazem arte a partir de música estranha aos ouvidos. Um espetáculo bruto e delicado, que através dos timbres graves e “arrouqueados” podem trazer o espectador às lágrimas.

Pode parecer que exagerei, mas aconselho-os que confiram e depois comentem aqui o que acharam. Eu fiquei extremamente surpresa com o que vi, foi daquelas poucas e boas noites em que você sabe que está onde devia estar.
Canções para Cortar os Pulsos está em cartaz de 23/11 a 16/12 no Espaço Viga (R. Capote Valente, 1323 – São Paulo)


3 comentários:

Anônimo disse...

muito o bom o texto, jubó querida. vou vir ver sempre.
camilly victoria

João Villaverde disse...

Boa resenha Ju. O blog de vocês está ótimo, bjos

Anônimo disse...

mais querida, me faz pensar nos tempos que eu andava por ai... com um monte de saudade, te agradeço, de novo, por um passeio gostoso, rico em sensações. Seu texto é forte e doce, informativo e prazeroso. Que delícia. dx