Despedida Grega

terça-feira, 11 de novembro de 2008



Para finalizar minhas dicas sobre a Grécia, vou contar cronológicamente o final da minha viagem.

O meu ultimo dia em Atenas, foi conhecer a biblioteca de Adriano....uma grande escavação com vários elementos destruídos mas que ensaiam e rabiscam o que houve ali uma época. É emocionante estar sentada ali, nos bancos em que muitos leram e aprenderam há tanto tempo atrás.
A viagem pela Grécia continuou...Conheci Corinto- canal, a água mais azul da minha vida!!!-
Mycenas, Tumba de Agamenon Nafplio , Tolo, Lagardia e Olympia.
Mycenas é uma acrópole milenar, não há cidade em volta. Foi descoberta em 1800, séc XIX pela persistência de um arqueólogo alemão Schliemar (não estou certa da forma que se escreve), apaixonado pela cultura helênica. Ele também foi o responsável por descobrir Tróia, um pouco antes. Sobre Mycenas, sabe-se que no seu apogeu governou Agamêmnon, casado com Clyptomnestra, traído e assassinado por ela!!! Orestes, filho do casal, matou a mãe e o amante para vingar o pai.
O tumulo de Agamêmnon é imenso, monumental e lindo. Foi construído como as pirâmides do Egito e dizem que estava todo coberto de ouro. No saguão anterior a sala aonde ficava a tumba, ficavam dispostos todo o tesouro do rei, armas e armaduras.Os turcos apareceram e saquearam tudo, incendiaram todo o interior para derreter o ouro e rouba-lo também.


Nafplio é uma cidade milionária. Um vilarejo lindíssimo, erguido sobre o mar, azul todo cheio de restaurantes e badalações. É chiquerrima e tem muitas lojinhas para consumo pessoal .
Eu mesma com minha mãe descolamos uma loja muito legal para quem gosta de acessórios diferentes, tem vários broches e brincos de pratas super delicados de bichos...passaros, peixes, tudo feito com muito capricho, uma coisa pra lá de original. Pra quem quiser conferir:
16 Staikopolou str 21100 nafplio. Vale a pena. É caro, mas vale. Um PS, os gregos tem horários de trabalho muito peculiares no inverno...saem pro almoço por volta do meio dia voltam duas horas depois, e , logo fecham tudo. É complicado pegar as lojas abertas depois das 17hrs.
Tolo é outro tipo, é uma cidade costeira mais tranquilona. O hotel que ficamos era qualquer coisa de maravilhoso, perdi o papelzinho mas vou tentar encontrar para passar p vocês....Do meu quarto, ouvia o mar...era uma delicia................
Langadia é um trecho perigoso...uma subida interminável pelos desfiladeiros das montanhas gregas....Uma aflição, tudo estreito, não pode ter mais de um transporte na estrada , que inclusive é utilizada somente por excursões de tão complicado que é esse passeio. A região é praticamente uma aldeia, um vilarejo todo encostado nas pedras, com cafés, restaurantes, casas e banheiros- do tipo turco que é um drama.
Por fim, cheguei em Olympia, aonde vale a pena contratar uma guia. A nossa nos contou uma historia linda demais: diz- se que Pheidias, grande arquiteto e genial escultor da Palas Athena, foi chamado em Olympia para esculpir uma estatua de Zeus para ser colocada em seu templo. Quando terminada, ficou tão deslumbrante que disseram a ele:
-Acaso te receberam no Olimpo para que você o visse, para que visse sua grandeza? Ou Zeus foi te visitar?
Séculos depois essas esculturas foram para Constantinopla protegidas dos saqueadores e guerras, mas desapareceram em um incêndio uma vez que o marfim não resiste ao fogo.Uma pena.
Vale aproveitar o museu de Olympia, onde está a estatua de Hermes carregando Dionísius. Dizem que Zeus ordenou a Hermes dar um destino a criança, esconde-lo pois Hera sua mulher ciumenta não o perdoaria pelo nascimento de mais um filho bastardo.
De moda mesmo, a Grécia não é forte, mas é, absolutamente um país rico em cultura de todos os tipos, é tanto detalhe, tanta ruína que a gente nem sente falta de informação de moda. Não que não tenha, mas não se compara ao que encontramos em Paris por exemplo.
Chega de Grécia, ficam minhas dicas e continuo com a Itália na proxima.

0 comentários: