Paulo Monteiro na Estação Pincoteca

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008






As duas salas da Estação Pinacoteca abrigam, com curadoria de Taisa Palhares, esculturas, pinturas e desenhos de Paulo Monteiro. São, ao todo, 140 obras que montam um panorama do trabalho do artista de 1989 a 2006.

Seus desenhos, que parecem querer escorregar para fora da tela, são compostos por linhas finas e curvas que permeiam o espaço e transparecem o pulso do artista. O caminho das linhas traz certo aspecto musical à obra, como se os traços pudessem ser cantados em seus agudos e baixos.

As pinturas, por sua vez, parecem vir dos desenhos, porém nelas, o gesto do artista sobre a tela fica marcado, são obras com certo caráter expressionista que, porém, não abandonam a delicadeza dos desenhos. O gesto da pincelada fica claro e o que era “limpo” se torna mais caótico, visceral, porém as cores suavizam um possível caráter brutal da obra.

Duas obras parecem querer transpor a tela, elas ganham volume com as massas de tinta empregadas pelo artista, quase como se a pintura estivesse em progressão a caminho da escultura.

Já as esculturas, feitas em chumbo, compõem inversões dos desenhos. O que era linha desaparece e o que era vazio ganha corpo, transformando o traço em massa, volume, peso.

Paulo Monteiro: Uma Seleção 1989-2008 vale a pena ser visitada por mostrar experimentações com o desenho e a pintura e seu possível caráter tridimensional da escultura. A mostra fica aberta ao público até o dia 22 de fevereiro de 2009.

OBS: Infelizmente não encontrei fotos de esculturas do artista, apenas as que posto aqui



Estação Pinacoteca

Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo/SP
Fone:(11) 3337-0185
Funcionamento: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (1/2 entrada). Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha e idosos pagam meia entrada.
Crianças com até 11 anos não pagam.

1 comentários:

Anônimo disse...

tem os trabalhos em esmalte e papel kraft? tinha até esquecido disso, preciso ir...