Última semana de Antonio Bandera no MAC- USP

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Esta é a última semana da exposição de Antonio Bandeira, um dos primeiros e maiores expoentes da arte abstrata no Brasil. Trata-se de um panorama da obra do artista cearense que contém 140 obras, entre esboços, desenhos e telas. A mostra revela a transformação do trabalho deste grande artista e parece estudar seu processo criativo, desde as composições figurativas até o abstracionismo com que ele trabalhou posteriormente.

As obras expostas condizem com o título da mostra, Desconfigurações. As composições de Bandera, pequenos desenhos figurativos nos quais os traços se envolvem dando um aspecto abstrato, parecem estudos de interpretações do corpo humano, desconfigurações que evoluiriam para a abstração.

Já as telas em nanquim e aquarela, como Monsiueur Icaro Tombe Du Ciel, mostram um caráter mais expressionista na obra do artista, porém com os detalhes e a delicadeza dos traços finos de nanquim.

Bandera foi um artista autodidata que, em 1945, adquiriu uma bolsa de estudos na a Escola Superior de Belas Artes e na Académie de La Grande Chaumière em Paris, onde entrou em contato com o contexto da arte internacional e o abstracionismo informal. Sua obra, porém, diferencia-se das obras abstrata mais conhecidas pelo caráter particular do artista de introduzir alguma formas reconhecíveis e traços sutis, o que difere as telas da brutalidade gestual do expressionismo.

Desconfigurações é uma mostra que permite ao espectador tentar entender a maneira de pensar e sentir de Antonio Bandera através da própria produção do artista. A visita vale também uma boa olhada no maravilhoso acervo que o MAC tem.

Antônio Bandeira - Desconfigurações
Curadoria José Guedes e Roberto Galvão

Encerramento 01 de fevereiro de 2009

Funcionamento terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas

Local MAC USP Cidade Universitária - Rua da Reitoria, 160 Telefone11 3091.3039 Agendamento11 3091.3328 Entrada franca

0 comentários: